A MAGIA DO XADREZ




A prática do xadrez traz inúmeros benefícios para pessoas de todas as idades. As crianças que jogam xadrez tem melhor aproveitamento nas escolas, conforme inúmeras pesquisas científicas já demonstraram. Jovens tem melhor desempenho nas atividades estudantis e maior integração social.

Vários estudos mostraram que as chances de um jovem que pratica atividades como o xadrez se envolver com drogas, vícios e criminalidade são muito menores. Adultos que praticam o xadrez tem melhor desempenho em suas atividades profissionais. Os idosos conservam e desenvolvem uma capacidade mental muito maior à medida em que envelhecem.

Melhoria gigantesca da capacidade de se concentrar em tarefas, aumento da capacidade de efetuar cálculos, segurança na tomada de decisões, senso de responsabilidade, aumento da capacidade de análise das situações, de expor idéias, conclusões e soluções, planejamento, memória, raciocínio, atenção, são apenas alguns dos benefícios que a prática do xadrez proporciona às pessoas. Assim como aqueles que praticam exercícios físicos experimentam um desenvolvimento de sua musculatura, aqueles que praticam atividades intelectuais como o xadrez passam por um processo de desenvolvimento de suas capacidades cerebrais. Cientistas já descobriram que o exercício cerebral gera a expansão das redes de neurônios, fazendo com que novas ramificações nervosas se desenvolvam. Esta foi uma descoberta impressionante e de grande importância, que explica porque pessoas que praticam atividades intelecutais podem se tornar proeminentes em suas áreas de atuação.

Pesquisas paralelas demonstraram também que a falta de atividade cerebral pode trazer graves prejuízos. Doenças como o Mal de Alzheimer podem estar associadas à falta de atividade de determinadas áreas do cérebro, fazendo com que as mesmas se atrofiem e levem à doença em idades avançadas. A revista ISTO É, de março de 2001, publicou matéria sobre uma pesquisa realizada pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, em que "pesquisadores mostraram que pessoas com o hábito contínuo de ler, jogar xadrez, fazer palavras cruzadas ou dançar estão duas vezes mais protegidas do Mal de Alheimer do que as pessoas que passam a vida acomodadas". O xadrez, cuja complexidade exige intenso trabalho mental para analisar a imensa variedade de situações que surgem durante as partidas, emerge então como excelente alternativa para desenvolvimento e manutenção do cérebro humano em boa forma. "O xadrez é a ginástica da inteligência". Célebre frase do autor Goethe.

Para os meus amigos que estiverem interessados em conhecer um pouco mais sobre a magia do xadrez e suas regras, montei um manual em PDF. Clique no link abaixo para baixá-lo.



 

4 comentários:

  1. Olá! Adorei sua iniciativa com esse blog. Tentei baixar o manual e o link apareceu como inválido. Tenho muito interesse nele pois meu filho de quase 6 anos está aprendendo xadrez junto comigo, que também estou começando do zero. Se puder me mandar, agradeço! luciana.dta@hotmail.com Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Ah, outra questão... eu iniciei o ensinodo xadrez com o livro "Meu primeiro livro de Xadrez" da Ciranda Cultural, mas ele ensina só o basiquinho mesmo, as peças e os movimentos. Eu gostaria de um livro de estratégias elementares voltado para crianças, algo que tivesse bastante ilustrações, bem didático e com uma linguagem fácil, você indica algum? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gostaria de baixar o manual, mas no link disponibilizado não possui mais o arquivo. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lais! Infelizmente cancelei minha conta onde estava o arquivo... me mande um e-mail solicitando o manual que eu lhe enviarei, anexo! marcosantunes.s@hotmail.com

      Excluir